Do latim intuitione, formado pelo prefixo "in-" (em, dentro) e "tuere" (olhar para, guardar). Intuição é uma faculdade psicosensorial, ou conhecida como paranomalidade, onde o indivíduo mesmo que involuntariamente e inconscientemente, chega a uma conclusão sobre algum fator, onde resultados são, muitas vezes, certeiros. Existem diversas teorias sobre a intuição, mas nenhuma ainda comprovada pela ciência.
A ideia é que qualquer indivíduo é capaz de visualizar, por meio de sua concentração, no senso imaginário, a capacidade extrasensorial da intuição.
Quando pequenos, somos levados mais pela intuição do que pela razão, mas devido aos incentivos externos essa ordem se inverte.
No meio espiritualista, a intuição se dá através da comunicação como EU SUPERIOR, ou sua Centelha Divina.
Com a intuição aguçada pode-se prevenir diversos fatores, como acidentes, catástrofes, pessoas mal intensionadas ou ter soluções que almejávamos para determinados assuntos.
Para se trabalha a intuição consciente deve-se trabalhar o foco, estar com a mente aberta e sempre vigilante no momento presente. Ter a percepção dos seus sentidos e controle de seus pensamentos pode ser um dos caminhos.
Trabalhando-se a empatia, o não julgar tanto o outro como a si, treinar técnicas de meditação, acalmar a mente, e pensamentos distorsivos e 'barulhentos' e confiar em seus instintos, assim, sabera que o levará longe.
Grandes filósofos, empresários e até mesmo gênios da ciência como Albert Einstein já atribuíram responsabilidade a este “sexto sentido” que nos persegue afirmando, inclusive, sobre a necessidade de não apenas ouvi-lo, mas de confiar nele. Segundo a psicologia analítica criada pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, o homem experimenta quatro funções psicológicas, são elas: sensação, pensamento, sentimento e intuição. A sensação nos diz que algo existe, o pensamento nos diz o que é esse algo, o sentimento dá valor e um propósito e a intuição nos mostra as possibilidades do que fazer com esse algo.
Ouvir a intuição pode ser um exercício para silenciar o ego. Praticar a meditação, buscar o autoconhecimento são maneiras de discernir o que é intuitivo do que é egóico. A única maneira eficaz para minimizar equívocos é estar conectado às coisas boas da vida.
Frequentemente descartamos nossa sabedoria interior, mas é muito mais poderosa do que aquilo que nossas faculdades intelectuais podem compreender.
"Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo, o único caminho é a intuição"
Albert Einstein.
Embora essa descrição possa soar familiar, alguns podem confundir intuição com ego assustado. Se você está tomando uma decisão baseada no medo, então é provavelmente o seu ego.
Algumas pessoas defendem que a intuição se explica pela mente subconsciente, enquanto outros a atribuem a experiências espirituais e transcendentais. Mas, o fato é que todos nós temos poderes intuitivos, em maior ou menor grau. Estas habilidades podem ser aprimoradas e evoluídas se exercitarmos. Se você é alguém que não costuma ouvir seu lado intuitivo, é interessante dar uma chance a ele.
A intuição pode ser uma força orientadora poderosa e mais desenvolvida para alguns do que os outros.
Algumas pessoas nascem com uma forte intuição e sabem como ouvi-la desde cedo, enquanto outras desenvolvem sua intuição ou sintonizam-na à medida que desenvolvem um senso mais forte de autoconfiança. Quanto mais você ama e confia em si mesmo, mais em contato fica com sua intuição.
Técnica de Ativação da Intuição:
- Deite-se de costas, feche os olhos e se concentre no seu terceiro olho, que fica localizado no meio das sobrancelhas.
- Com o corpo relaxado e se concentrando sempre no terceiro olho, comece a lembrar o que fez durante o dia. A recapitulação deve ser feita de frente para trás, ou seja, comece a lembrar o que fez a partir do momento que está deitado, até finalizar com o instante em que acordou de manhã.
O exercício de recapitulação é muito conhecido e o grande diferencial desta versão é que, enquanto lembramos do que ocorreu durante o dia, nos concentramos no terceiro olho. Assim, não será feita apenas a recapitulação, mas estaremos treinando a mente para aumentar a intuição. Os exercícios para aumentar a intuição vão lhe proporcionar uma conexão com seu eu interior, o primeiro passo para aprimorar seu dom intuitivo. Realize-o de forma natural, sem forçar ou se cansar. Melhorar a sua intuição vai trazer diversos benefícios para a sua vida.