O líder pacifista MAHATMA GANDHI

Mohandas Karamchand Gandhi (1869 -1948) líder pacifista indiano, advogado e escritor, conhecido como Mahatma Gandhi. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência, além de sua luta pela independência da Índia. Ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia.

Mahatma Gandhi, nasceu em Porbandar na Índia. Seu pai era primeiro-ministro de uma pequena cidade e a mãe uma devota vigorosa de Vishnu, um dos deuses hindus, que tem como preceito a não violência. Teve um casamento arranjado aos 13 anos de idade, nessa época, a Índia estava sob o domínio britânico. Estudou direito em Londres, organizou um clube vegetariano e adorava debater assuntos teosóficos. Mas infelizmente devido sua timidez, sua carreira não fez sucesso.

Ainda em Londres, teve o primeiro contato com o que viria a ser sua bíblia espiritual: o Bhagavad-Gita, texto religioso que retrata um diálogo de Krishna com um guerreiro.

Em 1893, Mahatma Gandhi mudou-se para a África do Sul, então colônia britânica, onde sentiu pessoalmente a discriminação contra os hindus. Então resolveu adotar uma política de resistência passiva para protestar contra os abusos sofridos pelos negros, indianos e muçulmanos. Um ano depois, ele estabeleceu uma seção do Congresso Nacional Indiano para lutar pelos direitos de seu povo.

Em 1904, Gandhi começou a editar o jornal "Indian Opinion". Naquela época, além de ler textos religiosos hindus, Gandhi também lia os Evangelhos, o Alcorão e os escritos de Ruskin, Tolstoi e Henry David quando descobriu a base da desobediência civil.

Gandhi desenvolveu a técnica de Satyagraha, a força da verdade, filosofia que pode entendido como o caminho ou a busca da verdade – defende a forma de não violência e o princípio da não agressão.

Depois de 20 anos lutando pelo direito dos indianos na África do Sul, sendo preso várias vezes, conseguiu a revogação da lei que discriminava o seu povo (chamada "ato negro").

Gandhi, com 45 anos de idade, já era visto como um líder popular, política e espiritual. Foi assim que passou a ser tratado como Mahatma, uma alcunha que significa 'grande alma'.

Em 1908 ele escreveu "Indian Autonomy", que discutiu os valores da civilização ocidental.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi voltou a lutar pela retirada imediata dos britânicos do seu país.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, com a Inglaterra enfraquecida, foi declarada a independência indiana, com a nomeação de Jawaharlal Nehru, amigo de Gandhi, como primeiro-ministro e maior líder político do país. Porém, as rivalidades entre hindus e muçulmanos dificultaram o processo de independência, então, houve a separação da Índia em duas nações, uma muçulmana e outra hindu.

O primeiro atentado contra sua vida ocorreu no dia 20 de janeiro de 1948, através de uma bomba jogada em sua direção, mas que não machucou ninguém. Dez dia depois, no entanto, ele foi assassinado a tiros por um extremista hindu chamado Nathuram Godse.

Segundo a tradição, seu corpo foi incinerado e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, local sagrado para os hindus.

A atividade política de Mahatma (grande alma) esteve sempre ligada ao seu pensamento filosófico da não violência, o único caminho para a conquista da igualdade.
.
Opor violência a violência só aumenta o mal. Para ele, a libertação da alma humana, em relação à servidão terrestre, só pode ser alcançada através de uma disciplina diária, uma rigorosa meditação, jejuns e orações que conduz a um completo domínio dos sentidos.
.
Gandhi é considerado uma importante referência histórica para os movimentos pacifistas ocorridos no mundo.
.
Frase de Gandhi mais difundida e conhecida: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!