Existe uma correspondência entre as leis e fenômenos de todos os planos de Existência e da Vida. O microcosmo humano é governado pelas mesmas regras que o macrocosmo universal e vice-versa. O princípio da Correspondência diz respeito aos padrões - ocultos ou não - presentes em todos os planos pelos quais caminhamos. É claro que existem planos e fenômenos que vão além do nosso conhecimento, pois estamos limitados aos espectros da luz visível e do som audível.
O conhecimento da geometria permite medir o cosmo e mapear seus movimentos, como uma dança de esferas e espirais.
Fica estabelecido que existe uma harmonia entre o plano físico, o plano mental e o plano espiritual.
O que encontramos em nosso exterior é um espelho daquilo que temos interiormente; assim como o que temos em nosso interior é refletivo ao nosso redor, exteriormente. Como tal, é importante o controle dos pensamentos conscientes. Desta forma, ao manterem-se pensamentos direcionados para um objetivo, a realidade do mundo exterior refletir-se-á nesse sentido.
Se o micro reflete no macro, as ações diárias pequenas que fizermos refletirão no Todo e na sociedade. Nossas pequenas atitudes tem poder - o poder de mudar o mundo.
A consciência deste fato faz com que nos conheçamos melhor e tomando conhecimento do que está a nossa volta faz com que nos corrijamos automaticamente o nosso interno, caminhado assim, no sentido da evolução. Cada um fazendo sua parte, o planeta se regenera mais rápido, como que em um 'Efeito Borboleta' (Teoria do Caos).
Assim, os pensamentos e as imagens que temos em nossa consciência começam a se manifestar, em muitos casos de maneira inconsciente, em nossas circunstâncias externas.
A mente aceita tudo do jeito que é, tem dificuldade para distinguir entre a ilusão, a fé e a substância real. Magnetiza a interpretação com o fato e começa a recriar exatamente aquilo no qual mais nos focamos.
Como nas relações de causa e efeito, que são um dos principais alicerces da física clássica, ou princípio de ação e reação.
O mundo interior é a causa, o mundo exterior é o efeito. Para mudar o efeito, é preciso mudar a causa. Se há desordem e destruição no seu mundo exterior, isso significa que há desordem e destruição no seu mundo interior. Se há pouco amor no seu mundo exterior, é provável que também não haja muito amor no seu mundo interior.
A menos que você aprenda a enfrentar suas próprias sombras, você continuará enxergando-as nos outros, porque o mundo exterior é somente um reflexo do mundo que está dentro de você.
Assim se dá a importância do Autoconhecimento perante todas as vidas e o quão benéfico é sermos seres com consciência, pois devido a tal fator, temos o poder de corrigir nosso erros, assim como corrigir os erros da Terra e de todo o meio a qual vivemos.