O por quê da CARIDADE & DOAÇÃO

A caridade pode ser entendida como um sentimento ou ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A caridade verdadeira é aquela que se pratica com a renúncia constante dos interesses egoístas.

Para o espíritas acredita-se que a vida terrena deve servir unicamente para o aperfeiçoamento moral do homem e consegue-se mais facilmente com o auxílio do corpo físico e das exigências do mundo material, porém ao sacríficio do egoísmo, do orgulho e da vaidade.

A verdadeira caridade não consiste em apenas dar esmola ou coisas materiais aos mais necessitados e sim, consiste em ser bondoso para com tudo aquilo que diga respeito ao próximo, a doação de amor e carinho, de consolo ou encorajamento, de tempo, de atenção, de boas vibrações, ou mesmo uma pequena ação.

Se a caridade tem como princípio amar o próximo, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio. A virtude de amar os inimigos é uma das maiores vitórias alcançadas sobre o egoísmo e o orgulho.

Amemos-nos uns aos outros e façamos aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem. Toda religião e toda moral se encontram contidas nesses dois ensinamentos e por muitas vezes são esquecidos.

Segundo espiritismo, sabendo-se entender que o espírito que já passou e passará pelas mais diversas situações em diferentes encarnações no caminho da evolução, qualquer prejuízo que gere a outrem será um prejuízo causado contra si; de forma contrária, qualquer auxílio prestado a outrem será também um auxílio prestado a si.

Assim como no hermetismo pelo seu “Princípio do Ritmo”, conhecido por muitos como a “Lei do Retorno” ou comumente chamada de “Lei da Causa e Efeito” ou assim com a lei áurea da prosperidade: “Dás e Receberás”. Todos estes exemplos mostram que a caridade forma um ciclo virtuoso de progresso geral e traz para o campo científico-filosófico o que era apenas matéria religiosa.

Há também o que é chamada de caridade moral, aquela que qualquer um pode fazer, porque não custa dinheiro ou bens materiais, e ainda assim é a mais difícil de ser praticada.

A caridade moral consiste em ser tolerante uns com os outros, e é o que menos fazem nesse mundo inferior.

“Posssui um grande mérito, o homem que sabe calar-se para deixar falar um outro que seja mais tolo que ele. Agir assim é uma forma de praticar a caridade.”

Não dêem ouvidos quando um palavra de menosprezo escapa de uma boca acostumada a zombrar. Ignorem o sorriso desdenhoso com que muitos os recebem por se acreditarem superiores.

Não se rebater o mal com outro mal. Na vida espiritual, essas pessoas frequentemente estão muito abaixo em questões de níveis energéticos. E valendo-se de que o perdão também é uma forma de caridade moral ou o não observar o erro dos outros – nesses casos: doa-se a paciência e compreensão.

Segundo o Budismo e Hiduísmo, o ato de doar gera um kharma positivo ao ser que o pratica, pois tudo o que fazemos gera consequências boas, ruins ou neutras. Assim como na Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que para toda força de ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo e direção.

Traduções mais antigas da Bíblia muitas vezes usavam a palavra “caridade” para significar “amor”. Atualmente, o termo “caridade” é mais usado no sentido de fazer o bem e ser generoso para com os necessitados, mas vemos que não se baseia apenas nessas pequenas ações.

A caridade pode ser feito de mil maneiras. Podem praticá-las por pensamento, por palavras e/ou por ações. Em preces e orações pelo próximo que necessita das boas vibrações, dirigindo aos companheiros do dia a dia conselhos benéficos, oferecendo aos irmãos um sorriso, tendo para com eles um gesto afetuoso, dispensando-lhes singelas atenções, prestando-lhes pequenos favores, enfim, procurando tratá-los como gostariam de ser tratados.

Para compreender as coisas mais elevadas, acima do conhecimento comum do povo, é preciso elevar-se acima da vida presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!