Ao interpretar o início do princípio da Vibração, compreendemos uma das leis mais inexoráveis do Universo - a de que tudo está sempre em movimento, desde partículas subatômicas da matéria até o nosso processo mental - que nada está parado, tudo se move, vibra e circula.
A vibração, na verdade, é o grau e frequência com que cada elemento se move. Vibrações mais rápidas, em alta frequência, são mais sutis; vibrações lentas, em baixa frequência, são consideradas densas.
Nada no universo está em repouso. O Todo se manifesta por esse princípio.
Quanto mais próximo da matéria, mais baixa é a vibração. Assim, os minerais possuem as vibrações mais baixas, seguidos dos vegetais, dos animais, dos humanos, dos espíritos e da mente. Já quanto mais alta for a vibração, menos perceptível ela é a olho nu, assim como ocorre com as ondas sonoras e eletromagnéticas.
Todos os elementos nada mais são do que vibrações energéticas em diferentes frequências e diferentes disposições. Todos os objetos são energia. Tudo é feito da mesma energia básica, mas trabalhada em diferentes grau. E assim, todas as coisas se movimentam e também vibram, sempre com seu próprio regime de vibração.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia.
A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo.
O princípio da vibração também nos explica que, tal qual na física o movimento gera força centrípeta e centrífuga, nós também podemos atrair ou irradiar energia por meio de nossas vibrações e influenciar o mundo à nossa volta.
Os ensinamentos herméticos vão muito além dos da ciência moderna. Eles ensinam que toda a manifestação do pensamento, emoção, raciocínio, vontade, desejo, qualquer condição ou estado, são acompanhados por vibrações, uma porão das quais é expelida e tende a afetar a mente de outras pessoas por indução. Este é o princípio que produz os fenômenos de telepatia, influência mental e outras formas da ação e do poder da mente, com que se está acostumado rapidamente, por causa da completa disseminação dos conhecimentos ocultos pelas diversas escolas, cultos e instrutores na época atual.
Pelo conhecimento do Princípio da Vibração, aplicado aos Fenômenos Mentais, pode-se polarizar a sua mente no grau que quiser, adquirindo assim um perfeito domínio sobre os seus estados mentais, as disposições, etc.
Do mesmo modo pode afetar as mentes dos outros, produzindo nelas os estados desejados. Por fim, ele pode produzir no Plano Mental o que a ciência produz no Plano Físico, principalmente, vibrações à vontade.
Este poder pode ser adquirido somente pela instrução a própria, pelos exercícios, práticas, etc... da ciência da Transmutação Mental, um dos ramos da Arte Hermética.
Todos os pensamentos, todas as emoções ou estados mentais têm o seu grau e modo de vibração. E por um esforço da vontade da(s) pessoa(s), estes estados mentais podem ser reproduzidos, do mesmo modo que o tom musical pode ser reproduzido por meio da vibração de um instrumento em certo grau e assim como a cor pode ser reproduzida da mesma forma.
E, contudo este Princípio Hermético foi enunciado há milhares de anos pelos Mestres do antigo Egito.
Diz um dos velhos escritores herméticos: "Aquele que compreende o Princípio da Vibração alcançou o cetro do poder.".
Na altas vibrações não são suscetíveis as baixas vibrações, gerando uma proteção ao ser. Cuide-se.