GÊNERO – 7ª LEI HERMÉTICA

Esta lei explica que o Gênero se manifesta nos diferentes planos, não somente no plano físico, mas também no plano mental e espiritual. Toda a criação reproduz em aspectos naturais, mentais e espirituais às energias que derivam do feminino e masculino. Este princípio não tem relação com o sexo e sim com uma ideia de um “casamento alquímico” para gerar uma terceira coisa. Algo como aquilo que o yin-yang representa.

A palavra “gênero” deriva da raiz latina que significa “gerar”, “criar”, “produzir” em um sentido muito mais amplo que o termo “sexo”, onde muitos autores e estudantes confundem quanto a referências dos ensinamentos das filosofias herméticas.

Difícil de ser provada cientificamente, mas um exemplo vasto deste Princípio são os corpúsculos, íons ou elétrons, que constituem a base da Matemática que ao idealizarem certas combinações, formam o átomo, que até pouco tempo era considerado definitivo e indivisível. A formação do átomo deve-se ao aglomerado de corpúsculos negativos ao redor de um positivo lendo-o a criar ou gerar um átomo. Provenientes da união ou combinação manifestam-se os diversos fenômenos de luz, calor, eletricidade, magnetismo, atração, repulsão, afinidade química e seu contrário, e todos os outros fenômenos de natureza semelhante.

Mas esse mesmo conceito se torna mais complexo quando aplicado a mente. A antiga filosofia tinha conhecimento do fenômeno da “mente dual”. Nela, o masculino seria tudo quanto vivenciamos conscientemente, cabendo ao subconsciente ou inconsciente, o feminino.

Os Mestres herméticos fazem examinar a conexão entre a consciência e o Ego. Eles aprendem a dirigir sua atenção para a morada do Eu, situada no interior de cada ser, levando-o a ver que sua consciência lhe faz, primeiro, uma apresentação da existência de seu Ser – o que se manifesta na afirmação “Eu Sou” – e que pode ser divididos em duas partes distintas, que apesar de agirem como um, podem ser separados na consciência.

O princípio feminino pode empregar para o trabalho ativo de geração mental, e a vontade masculina para estimular e energizar a porção criativa da mente.

O estudante dos fenômenos psíquicos está ciente dos admiráveis fenômenos classificados sob o título de telepatia, transmissão de pensamento influência mental, sugestão, hipnotismo etc. Nos fenômenos da telepatia vê-se como a energia vibratória do princípio masculino é projetada para o princípio feminino de outra pessoa, e como esta toma o pensamento embrionário e o desenvolve até a maturidade.

A sugestão e o hipnotismo operam da mesma maneira. Na maioria, o princípio masculino é demasiadamente lento para agir e a consequência é que essas pessoas são controladas quase que totalmente pela mente e pela vontade de outras pessoas. Este controle se dá uma vez que a pessoa comum vive quase que totalmente em sua consciência do “Mim”, sem se dar conta de que possui algo como um “Eu”.

Os seres fortes do mundo manifestam imparcialmente o princípio masculino, em vez de viver das impressões dadas as suas mentes pelos outros, dominam sua própria mente por sua Vontade, obtendo a espécie desejada de imagens mentais.

O último princípio hermético é derivado do princípio da Polaridade – os gêneros nada mais são do que dois opostos, em que a falta de um evidencia o outro. Porém, o princípio do Gênero traz algo de novo: é a partir dele que surge todo o nosso potencial de criação, geração e regeneração. Nada pode ser criado sem a aliança entre elementos femininos e masculinos.

Devemos romper os limites dualísticos de nossos caminhos condicionados e criar uma harmonia entre os diferentes aspectos e dimensões dentro do Eu. Depende apenas de nós para nos abrirmos ao princípio do gênero e criar equilíbrio em nossas vidas. Ao atingir conscientemente um estado equilibrado do eu, refletimos a harmonia universal fora do eu.

A manifestação do Gênero Mental pode ser observada ao nosso redor todos os dias da vida. Observem como as pessoas fortes implantam seus pensamentos embrionários na mente das massas, levando-as, assim, a pensar de acordo com seus desejos e vontades. É por isso que as massas são formadas por pessoas de índole tão passiva incapazes de ter ideias próprias ou de usar sua própria capacidade de atividade mental.

O ator que faz o público chorar ou rir a seu bel-prazer, está usando esse princípio. E sucessivamente o mesmo acontece com outras pessoas bem-sucedidas: o orador, o estadista, o pregador, o escritor ou qualquer pessoa que conte com a admiração do público.

Contudo, se quiserem refletir sobre a questão a luz dos preceitos herméticos, não lhe será difícil constatar que o fortalecimento do princípio feminino pela energia vibratória do princípio masculino está em concordância com as leis universais da natureza, e que o mundo natural oferece incontáveis analogias por meio das quais o princípio pode ser compreendido.

A própria criação do Universo segue esse Lei e todas as manifestações criativas, nos planos espiritual, mental e psíquico, está em operação do princípio do Gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!