A mesa radionica é um dispositivo utilizado na radiestesia, que é a técnica de utilizar a sensibilidade humana para detectar radiações eletromagnéticas e outras formas de energia. A mesa radionica geralmente consiste em uma tabela com diversos símbolos e gráficos, bem como uma série de terminais e cabos conectados a ela. As pessoas que utilizam a mesa radionica acreditam que ela pode ajudar a detectar e equilibrar as energias presentes em um determinado ambiente ou indivíduo.
O conceito de radiónica surgiu no início da década de 1900, impulsionado por Albert Abrams. No Brasil, a Mesa Radiônica surgiu há aproximadamente 30 anos. O termo radiônica é uma medicina alternativa que alega que as doenças podem ser diagnosticadas e tratadas através de uma forma de energia semelhante às ondas de rádio. Já o termo Radiestesia significa “sensibilidade às radiações”.
Essa ciência se origina de uma prática com longa tradição na Europa, que consiste no uso de ferramentas como pêndulos, varetas duplas (dual rod) ou forquilhas, entre outros instrumentos, para identificar elementos de desequilíbrio provenientes do subsolo.
A Radiestesia era utilizada por povos antigos na tarefa de encontrar o ponto mais abundante de água subterrânea para cavar um poço.
Atualmente, a Radiestesia é muito utilizada em processos terapêuticos, tanto para diagnóstico energético por meio de tabelas para pesquisa, quanto para tratamento por meio de gráficos emissores de frequências e preparação de remédios vibracionais.
Desenvolvida concomitantemente à Radiestesia contemporânea, a Radiônica consiste no uso de aparelhos eletroeletrônicos ou mecânicos para facilitar a sintonização e potencializar a emissão de frequências.
É um equívoco o conceito amplamente difundido de que a Radiestesia serve para medição e a Radiônica para emissão. Ambos os sistemas são dotados de recursos para diagnóstico e tratamento, e podem ser usados de forma independente um do outro.
Como Funciona?
Como um mapa visual e energético, direcionando o foco mental do terapeuta para as frequências necessárias à harmonização do cliente.
Comandos verbais são usados para ativar e direcionar estas informações para o campo energético do cliente ou do imóvel que está sendo tratado.
Embora seja chamada de mesa, essa ferramenta é, na verdade, uma prancha composta por várias formas geométricas e símbolos.
Cada elemento visual que compõe uma Mesa Radiônica afeta sua sintonia vibratória e as emissões promovidas por ela. Diferentes combinações de cores, formas, símbolos e palavras geram diferentes campos vibratórios associados a uma determinada Mesa Radiônica.
A maioria das Mesas Radiônicas é usada com o auxílio de um pêndulo (na imagem ao lado), que tem a função de apontar as ferramentas de reprogramação mais adequadas em cada momento da sessão.
O pêndulo também é usado na Mesa Radiônica para pesquisar frequências e desequilíbrios que deverão ser harmonizados.