Nikola Tesla foi um inventor sérvico-americano conhecido por suas contribuições modernistas e futuristiscas para seu tempo. Apaixonado por eletricidade, física, mecânica e magnetismo; Ele foi conhecido como um gênio. Responsável pela corrente alternada, motor de indução e muitos outras descobertas e invenções e muitas delas, surpreendentes até hoje.
Nascido em 10 de julho de 1856, na Croácia, Nikola Tesla foi uma mente brilhante desde sua infância. Quando criança, Nikola sofria de um mal, ele era acometido por flashes de luz, acompanhado por alucinações. E essas alucinações, na maioria das vezes, lhe davam acesso a visões sobre o futuro.
Ainda na juventude, ele criou algumas invenções, como um mecanismo para pegar sapos, uma miniatura de moinho de água, uma máquina movida a insetos voadores e muitas outras series de mecanismos.
Ele iniciou sua educação superior perseguindo o estudo no assunto que mais lhe fascinava: a eletricidade. Ele chegava a estudar quase que o dia inteiro, todos os dias, em uma rotina que ia das 3h da manha as 11h da noite. Seu sonho era ir para a América e conhecer Thomas Edison.
Ele era contra a ideia da Corrente continua como sendo o único meio de distribuição de energia elétrica e sempre achava que existia um outro meio mais eficaz.
Com a morte de seu pai ele não conseguiu voltar para a Universidade e começou a trabalhar como telegrafo. Quase que em depressão, Tesla teve um novo insight dando a ele a ideia do funcionamento da Corrente Alternada.
Em 1882, ele conseguiu um emprego na Companhia Continental de Edison, em Paris, se destacando como um bom engenheiro. Dois anos mais tarde, ele conseguiu uma transferência para uma matriz em Nova York onde o seu serviço começou como um simples engenheiro eletricista instalando e reparando lâmpadas incandescentes e rapidamente progrediu para a solução de problemas mais difíceis como remontar geradores de corrente continua e ate projetar 24 diferentes tipos de maquinas que acabam se tornando padrões na empresa. Ele estava pronto para conhecer o presidente da companhia, Thomas Edison. Mas não foi bem como ele havia sonhado.
Thomas Edison observava Tesla com desprezo e com a ideia de não colaborar com qualquer esquema de corrente alternada. Ele viu como uma ameaça ao seu império da corrente direta.
Enfim, Tesla ofereceu para aumentar em 25% a eficiência em dínamos, em dois meses. Edison havia prometido que, se caso isso ocorresse, ele lhe pagaria $50 mil dólares. Mas novamente, não foi o esperado. Depois de Tesla ter trabalhado intensamente, ele conseguiu aumentar a eficiência em mais de 25%, muito além do que ele havia lhe oferecido. Quando foi buscar o 50mil prometido, Edison não horou a promessa dizendo que havia sido apenas uma brincadeira. Isso foi o ápice para pediu sua demissão.
Logo após romper com Edison, ele encontrou Rahway que apoiou sua ideia de arco iluminação, mas assim que ele descobriu um método lucrativo ele demitiu Tesla. Ele se viu obrigado a voltar a Nova York onde começou a cavar valas com os cabos de conexão da Western Union Telegraph Company onde seu supervisor Alfred S. Brown pode perceber a capacidade de seu inventor em relação as correntes e assim formou-se um grupo de investidores que desejavam vender a lâmpada de arco que tesla havia inventado. E assim nasceu a Companhia Elétrica Tesla.
Tesla estava ansioso com a oportunidade de trazer a corrente alternada ao mundo, mas seus investidores nada queriam com ela. Assim, ele foi rejeitado pela companhia que tinha seu próprio nome e essa empresa logo se encontrou em dificuldades e suas ações logo perderam o valor. Deixando Tesla falido e seus direitos sobre a lâmpada de arco.
Ele havia planejado seu suicídio no seu trigésimo aniversario a meia noite em ponto, horário de seu nascimento. Mas antes disso ocorrer, Brown da West Union soube da situação de Tesla e determinado a devolver o Genio a seu lugar no mundo ofereceu um laboratório próprio e dando a sua chance de pesquisar a Corrente Alternada. Imediatamente começou a trabalhar nos dínamos da Corrente Alternada e realmente funcionou como ele havia previsto.
Dentre os convertidos por suas palestras sobre a corrente alternada, estava Gorge Westihouse que negociou com Tesla a fabricação dos dínamos. A primeira aplicação desta tecnologia foi nas Cataratas do Niagara. Westinghouse venceu a concorrência governamental para utilização do Niagara oferecendo metade do Edison ofereceu para instalação de um sistema de corrente continua. Em 1895 o sistema de energia de corrente alternada de Niagara foi inaugurada sem uma única falha, transmitindo energia ate Bufalo, a aproximadamente 33km de distância. Nas placas dos geradores foi gravado o nome de Tesla.
Thomas Edison realizou uma campanha pra desestimular o uso da corrente alternada inclusive divulgando acidentes fatais e pedindo votos contra o uso em legislatura estaduais. Ordenou seus técnicos comandassem demonstrações publicas, nas quais cachorros, gatos e outros animais sendo mortos com a corrente alternada. Um fato chocante foi um video que fizeram eletrocutando uma elefanta, Topsy, a qual havia matado um homem recentemente. Não parando por ai, financiou secretamente Harel Brown que construiu a primeira cadeira elétrica do estado de Nova York. Foi utilizada em 1890, mas os técnicos não souberam calcular a tensão necessária para eletrocutar o preso condenado, William Kelmeir assim, o primeiro chove não foi o suficiente para mata-lo deixando apenas graves queimaduras na cabeça.
No laboratório de Tesla, havia atividade constante um pequeno grupo de assistentes trabalhando sobre o comando do empregador. Houve uma época em que Tesla se encontrava em estado de exaustão, em uma espécie de amnesia temporária, e seus próprios assistentes se aproveitaram desse momento para patentear muitas de suas invenções por assinados por ele.
Em 1891, tesla se envolveu em uma invenção pelo qual hoje é conhecida como a Bobina de Tesla. Simles o bastante para qualquer interessado construir e totalmente funcional em termos caseiros. Era inovação impressionante, que foi a base para o rádio, a televisão e outros meios modernos de comunicação sem fio
Ficou famoso por suas palestras que demonstrava suas invenções e conceitos com um toque teatral. Muitos expectadores eram leigos, não entendendo nada que ele estava falando mas ficavam impressionados dos raios que saiam de suas bobinas e lâmpadas sem fio ao entrarem em contato com suas mãos.
A transmissão sem fio de energia elétrica tornou- se a sua maior pesquisa de sua carreira. A ressonância elétrica é a chave dessa descoberta. E essa era intensão do tesla fornecer energia elétrica livre para todos.
Em 1899 a logística impediu Tesla de conduzir experimentos necessários dentro dos arredores de Nova York e um advogado de colorado chamado Curtis, ofereceu ajuda a tesla e montar um campo de teste em Colorado Spring. Curtis também era empregado da companhia elétrica local e forneceu energia necessária sem custo a tesla.
Laboratório parecia mais como um grande celeliro abaixo de uma torre de aproximadamente 27metros, esse era um transformador amplificador de tesla. Que dizia ser uma de suas maiores invenções. A torre era uma enorme bobina de tesla desenhada para transmitirem energia elétrica a longa distancias. Em 1899, em uma noite tesla acionou sua maquina em força total na esperança de produzir um fenômeno que ele chamou de crescente ressonante. Sua torre descarregou em terra, 10 milhões de volts quando ela chegou do lado oposto do planeta foi rebatida de volta com círculos de agua voltando sua origem, ao voltar estava mais fraca. Mas tela estava emitindo uma serie de pulsos resultando em tremendo efeito cumulativo. No ponto onde os cientistas estavas assistindo, a crescente ressonante estava manifestando uma demonstração de raios que ainda estão ate hoje catalogados como a maior descarga elétrica da historia. A corrente de retorno formou-se arco voltaico que elevou-se ate o céu por 19metros. Trovoes apocalípticos foram ouvidos a 33km de distancia e tesla, anteriormente, preocupado com a possibilidade de haver um limite de geração de descargas ressonantes passou a crer que o potencial era ilimitado. A demonstração teve um fim, quando as descargas fizeram com que o gerador de força de colorado spring pegasse fogo. Assim tesla perdeu o privilegio que tinha do fornecimento gratuito que recebia.
Tesla voltou a nova York procurando apoio para suas ideias de implementar um sistema de energia ressonante
Com a rejeição de WestingHouse ofereceu então a J. P. Morgan que posteriormente havia negado um patrocínio ao inventor. Intrigado em monopolizar as comunicações municipais permitiu que ele construísse um novo laboratório em LongIsland, chamado de Wardencliff, que deveria ser uma maior e melhor versão do laboratório em colorado. Porem uma serie de acidentes e infortúnios atingiram wandercliff e começou a necessitar de dinheiro para sustentar os experimentos. Tesla revelou que seu intensão não era de substituir o telegrafo mas substituir a transmissão convencional de energia foi ai que Morgan retirou sua ajuda por inteiro.
Uma vez que as invenções de tesla geralmente tinham em si uma consciência social, era surpreendente como ele tinha criado uma serie de dispositivos cm aplicações militares. A primeira inversão de tesla com proposito militar foi a de barcos e submarinos controlados por controle remoto. Ele demonstrou um mini navio em uma exposição no Maxwel square Garden em 1898.
Tesla chegou a oferecer sua invenção a fim de acabar a guerra com a Espanha de uma vez, porem foi negada pelo governo dos Estados unidos. Conseguiu um contrato militar com a marinha alemã, com suas turbinas sofisticadas que usou em sua armada de navios de guerra. Quando surgiu a primeira guerra mundial, tesla cancelou seu contrato com os alemães para não ser acusado de traição. Quase falido tesla sonhou com mais uma nova invenção que pudesse interessar aos militares, o raio da morte.
Uma espécie de acelerador de partículas, uma noite em 1908, tesla testou sua arma. Naquele época Robert Peary estava fazendo uma segunda tentativa de chegar ao polo norte. Tesla notificou sua expedição. que ele estariam tentando entrar em contato com eles de alguma forma e deveriam relatar qualquer coisa incomum que eles observassem.
Na noite de 30 de junho, acompanhado de george scherff, na torre de Wandercliff, nikola tesla apontou seu raio atraves do atlântico em direção ao ártico. Um ponto calculado a oeste da expedição de Robert Peary. Tesla ligou o equipamento que atirou transmitindo uma luz pálida e nesse mesmo instante uma coruja havia voado na mesma direção do disparo e se desintegrou quase que instantaneamente. Concluído o teste, tesla observou os jornais e enviou telegramas para pierre para confirmar a efetividade do seu projeto. Mas nada apareceu. Tesla estava pronto para admitir uma derrota, mas recebeu noticias de um estranho evento ocorrido na Sibéria. Uma enorme explosão havia devastado Tunguska, uma area remota da floresta de Siberia. Quinhentos mil acres quadrados de terra foram instantaneamente destruídos. Equivalentes a 15 meGAtons de TNT. O incidente foi a mais poderosa explosão ocorrida na história, nem mesmo subsequentes explosões termonucleares ultrapassaram sua força. A explosão foi audivel a 230 km de distancia aproximadamente. Os cientistas acharam que eram um meteorito, um fragmento de um cometa que havia caído no local. Logicamente tesla tinha uma explicação diferente. A explosão não matou ninguém.
Desmontou a arma crendo que era muito perigoso para continuar existindo. Com o fim da guerra, 6 anos mais tarde, ele reconsiderou escrevendo ao presidente wilson revelando o segredo do teste do raio da morte e ofereceu para reconstruí-lo para o departamento de guerra. A mera ameaça por sua força destrutiva faria com que as nações em guerra concordasse em reestabelecer a paz imediatamente. Mesmo assim, seu pedido foi negado.
Tesla fez mais uma tentativa de ajudar seu país em 1917, ofereceu uma estação emissora que emitia ondas exploratórias de energia permitindo que seus operadores determinassem a localização dos veículos inimigos com precisão, mas o departamento riu e rejeitou o raio explorador de tesla. Quem bem mais tarde, essa mesma invenção ajudou os aliados a vencer a segunda guerra mundial esse aparelho foi conhecido como radar.
A mente de Nikola Tesla criou uma diversificação imensa de invenções peculiares, muitas das quais jamais sairiam do estágio de conceituação e as ideias pareciam estar ficado cada vez mais estranha conforme ele envelhecia.
Houve momentos em que ele tropeçou em uma descoberta por acaso, tesla realizou suas primeiras experiencias com tecnologia ressonante em seu laboratório em nova York ligando um pequeno oscilador que fazia com que o espelho vibrasse levemente. Subitamente o laboratório foi invadido por um esquadrão de policiais exigindo que tesla parasse com os experimentos. A ilha de Mahatan estava vibrando por quilômetros de distância. Tesla não considerou que as ondas ressonantes se tornariam mais fortes conforme sua distância e sem perceber criou o que foi conhecido como “a máquina de Terremotos de Tesla.”
Tesla também aplicou os equipamentos ressonantes em formas bizarras de terapia física. Ele criou maquinas que inundavam o corpo humano com cargas elétricas e fortes vibrações na intenção de aliviar dores e promover a cura. Tesla não era apenas inventor de seus equipamentos eletroterapeuticos, era tabmem um forte usuário. Falava que as sessões com a maquina o rejuvenecia enquanto trabalha horas e horas sem comida ou bebida.
Tesla comercializou essa invenção e a companhia eletroterapeutica tesla foi uma de suas únicas empresas que teve um leve sucesso comercial. Tambem recebeu outra revelação ociedental durante seus testes com o amplificador transformador em colorado spring. Certa noite durante a construção do aparelho ele começou a ressonar como uma serie de clicks precisos, similares a codigo morce , estava convencido de que esses sinais estavam sendo enviados por seres extraterrestres. Expressou seu credo na vida em Marte e como ele acreditava ter a prova, mas tarde concebeu transmissões para comunicação com esses seres expondo sua visão de que manter relações pacificas com os nossos visinhos espaciais eram um dos mais urgentes deveres da humanidade.
Um de seus últimos dias, Nikola Tesla ficou fascinado com a ideia de luz sendo tanto partícula como onda a proposição fundamental que se tornaria a física quântica. Tnha a ideia de montar uma parede de luz manipulando ondas eletromagnéticas em um certo padrão. Essa misteriosa parede de luz pertencia com o tempo espaço, matéria e ate gravidade fosse manipuladas a vontade e concebeu uma grande variedade de propostas que pareciam hoje sair diretamente da ficção cientifica, incluindo naves antigravidade, teletransporte e viagens no tempo. A invenção mais estranha que Tesla já propôs foi o fotografador de pensamentos. Ele relacionou que todos pensamentos criado pela mente, criam uma imagem correspondente na retina e a informação elétrica dessa transmissão neural poderia ser processada atraves de nervo optico artificial e visualizada como padrões visuais em uma tela.
Em 07 de janeiro de 1943, Nikola Tesla morreu em Nova York aos 87 anos. Após sua morte, hotel New Yorker, seus papéis com várias anotações foram confiscados pelo FBI. Devido a este fato há rumores de que o governo não quer liberar suas invenções para o mundo.
A vida de Tesla foi cheia de mistérios e até hoje não foi provada sua relação com extraterrestres, mas uma coisa é certa, Tesla foi injustiçado por pessoas que não queriam ver o mundo progredir. Ele foi um dos maiores gênios do mundo, e além disso demonstrou ser uma das pessoas mais humanas ao pensar no próximo e não apenas em si mesmo. Talvez o mundo precise de pessoas com ideais como os de Tesla e então, só assim conseguiremos progredir tanto na forma científica quanto na forma humana.
Quer saber mais sobre sua vida? Leia o Livro "Minhas invenções: A autobiografia de Nikola Tesla" ou o Livro "As fantásticas invenções de Nikola Tesla".