Catarse tem o significado purificação ou limpeza. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica. Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um trauma que conduz a uma sensação de alívio ou pacificação.
Na catarse pode-se ocorrer de diversas formas como choros profundos, mal-estar, vômitos, diarréia, tontura, sentimentos confusos, ou mesmo quando a energia for muito densa, pode-se afetar as coisas materiais.
Os antigos utilizavam rituais para essa libertação, para que houvessem esses desbloqueios. Pode-se atingir a catarse por vários outros métodos, como por exemplo: Meditações, Hipnose, PNL ou mesmo pelo estudo do Autoconhecimento, pois eles são frutos de pensamentos, sentimentos de raiva, culpa, tristeza…; crenças, ações, preconceitos, traumas, e muitas outras formas de aprisionamento emocional.. que, por muitas vezes, são inconscientes e que atrapalham a sua evolução ou progresso.