MAX PLANCK - O pai da Física Quântica

Físico Alemão, Max Karl Ernst Ludwig Planck, foi um dos físicos mais importantes do século XX. Pertenceu a uma família de tradição acadêmica.

Em 1899, após pesquisar as radiações eletromagnéticas, descobriu a Constante de Planck, e que é usada, por exemplo, para calcular a energia do fóton. Um ano depois, descobriu a chamada Lei de Planck da Radiação, que serviu de base para teoria quântica, que deu seu real sentido com a colaboração de Albert Einstein e Niels Bohr. Assim, recebeu o Nobel de Física em 1918.

Quando uma grandeza é encontrada apenas em múltiplos inteiros de uma quantidade elementar (denominada de quantum), diz-se que ela é quantizada. No século XX, Albert Einstein (1879-1955) propôs que a radiação eletromagnética deveria ser quantizada e a quantidade elementar que definia a luz era o fóton.

As descobertas de Planck, resultaram no nascimento de um campo totalmente novo na física moderna, conhecido como mecânica quântica; e que forneceram a base para a investigação de áreas pouco exploradas até então, como por exemplo, a energia nuclear.

Em um trabalho sobre a radiação emitida por corpos aquecidos, deu origem a Teoria Quântica: “A radiação é absorvida ou emitida por um corpo aquecido não sob a forma de ondas, mas por meio de pequenos “pacotes” de energia.” Max havia descoberto que a menor quantidade de energia que pode ser emitida ou absorvida na forma de radiação eletromagnética é conhecida como quantum.

Sua ideia na época não foi muito bem aceita, porém alguns anos depois, Albert Einstein fez uso do mesmo argumento e obteve sucesso ao explicar o efeito fotoelétrico.

Em 1905, Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física, por explicar o mecanismo por trás da fotoeletricidade. Einstein havia concluído que a luz tanto se comporta como partícula, quanto como onda. Esse comportamento ficou conhecido como a natureza dual da luz, uma das ideias principais que sustentam a Física Quântica.

A constante de Planck é uma das mais importantes constantes no mundo quântico, pois ela é fundamental para o entendimento de vários conceitos e interpretações físicas e químicas.

A Teoria Quântica é um estudo científico que observa os fenômenos que ocorrem com as partículas menores que os átomos, as chamadas partículas atômicas e subatômicas, (elétrons, prótons e fótons).

Durante muito tempo acreditava-se que os átomos eram feitos de matéria, e depois foi detectado que a maior parte de um átomo é vácuo, ou seja, não é matéria e sim uma energia condensada.

Observe que tudo que existe no campo material é composto por partes menores que são os átomos, e se um átomo não é algo material logo tudo que existe é energia.

1 thought on “MAX PLANCK - O pai da Física Quântica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!