Em Sânscrito, significa “roda de luz”. Os chakras são centros (prana ou kundalini) de absorção, exteriorização e administração de energias no duplo etérico. Os chakras podem estar abertos ou fechados. Quando estão equilibrados, a energia flui livremente, porém se estão fechados, a energia é incapaz de circular e podem surgir desequilíbrios. É fundamental entender que chakras são estruturas estudadas por diversas linhas religiosas e espiritualistas. No Budismo, refere-se à concepção de reencarnação composta por seis estados. O registro mais antigo dos chakras é proveniente dos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo, que surgiram no século 2 a.C.

Chakra Base (MULADHARA- “Raiz de Suporte “): localizado na base da coluna vertebral. Cor simbólica: Vermelho. Representa a conexão do ser humano com o planeta terra, mundo material e físico. Quando aberto ou alinhado, são ativadas qualidades como coragem, paciência, saúde, sucesso e segurança.

Chakra Umbilical (SVADISTHIANA – “Fundamento de si próprio”): localizado dois dedos abaixo do umbigo. Cor simbólica: Laranja. Chakra da reprodução. Está relacionado com a sexualidade, força, vitalidade física, curiosidade e prazer material.

Chakra Umbilical ou Plexo Solar (MANIPURA – “Cidade das Jóias”): localizado no abdômen. Cor simbólica: Amarelo. Representa a personalidade do ser humano. Está relacionado com o autocontrole, autoridade, energia, humor, vontade e poder pessoal.

Chakra Cardíaco (ANAHATA – “Invicto”; “Inviolado”): localizado na região cardíaca. Cor simbólica: Verde ou Rosa. Representa o amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz. Elo de ligação de energia dos chakras inferiores e superiores, onde passa toda a nossa energia.

Chakra Laríngeo (VISHUDDHA- “O purificador”): localizado na garganta. Cor simbólica: Azul claro. Representa a comunicação, criatidade, honestidade, som, vibração e capacidade de receber e assimilar. Relaciona-se com o paladar, audição e olfato.

Chakra Frontal ou 3º Olho (AJNA – “O Centro de comando”): localizado entre as sobrancelhas. Cor simbólica: Azul índigo. Chakra dos sentidos, representa a concentração, devoção, imaginação, realização da alma e sabedoria. Relaciona-se com a intuição, vidência, audiência no campo da paranormalidade.

Chakra Coronário (SAHASRARA – “O Lótus das mil pétalas”): localizado no topo da cabeça. Cor simbólica: Violeta e Branco. Chakra da Luz do conhecimento, consciência, visão do Universo, favorece a percepção além do tempo e espaço e a abertura da consciência para o infinito. Chakra complexo que permite a ligação do ser às Energias Superiores.

De acordo os diversas referências e estudos, para a ativação dos Chakras e seu alinhamento é necessário a concentração e o sentir da energia de cada cor específica nas suas respectivas localizações.

Algumas literaturas acrescentam a emanação dos mantras e a utilização de mudras de cada chakra para potencializá-los: Chakra Base (Lam), Chakra Umbilical (Vam), Plexo Solar (Ram), Chakra Cardíaco (Yam), Chakra Laríngeo (Ham), Chakra Frontal (Ohm) e Chakra Coronário (Hm).

Informações básicas sobre os Chakras servem para que se tome conhecimento quanto a necessidade de prestar melhor atenção no campo energético.
.
Realinhar os chakras proporciona a livre circulação de energia no corpo, isso engloba corpos sutis, energéticos, áurea e corpo físico. Com o desbloqueio, a energia consegue fluir por todos os chakras livremente e cada um pode então cumprir a sua função.
.
Além da concentração nos pontos energético, há diversas terapias que podem auxiliar no reequilíbrio, como: reiki, mesa radiônica, jorei, barra de access, terapia com cristais, dentre outros; comumente vemos a prática da meditação e do yoga para os devidos fins.

1 thought on “Chakras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!