Curiosidades sobre o Ectoplasma

Ectoplasma vem dos termos gregos ektós = “por fora” e plásma = “substância modelada, figura afeiçoada”. O ectoplasma, segundo a Parapsicologia e a Doutrina Espírita, é um tipo de fumaça de tonalidade esbranquiçada que é emanada por um indivíduo, considerado médium. É uma forma de energia hermética que permite a certos seres, chamados de magnetizadores, magnetizar.

A expressão foi elaborada pelo pesquisador Charles Richet, em 1894, que se dedicou à compreensão dos fenômenos de materialização desencadeados por Eva Carriére, médium de efeitos físicos.

Charles Richet procurou fazer um paralelo com o ectoplasma descrito pela Biologia, que consiste em uma camada que envolve o citoplasma (espécie de fluído gelatinoso presente no interior das células ao redor do núcleo).

Antigamente, o ectoplasma exalados através desses médiuns se fez necessária para comprovar fatores além do que era visível aos olhos físicos, mas foi muito discutido sobre sua veracidade, uma vez que, devido a grande repercussão, muitas pessoas utilizavam meios fraudulentos para se engrandecer ou ganhar dinheiro.

Esse fluído foi utilizado para materialização de espíritos e hoje é utilizadas para curas, seja em cirurgias espirituais ou mesmo em terapias magnéticas. O ectoplasma tem uma íntima relação com o duplo etérico. Podem ser energias mais rápidas ou lentas, frias ou quentes, de efeitos físicos ou curativos.

Ao contrário do que muitos pensam, o ectoplasma está presente em todos os encarnados, até nos animais. Todos nós temos algum grau de mediunidade e algum grau de ectoplasmia.

As bioenergias (ou energias bioconscienciais) que geramos é sempre maior que a que dispomos no organismo. Por isto existem os chakras, eles exalam estas energias e perfazem a aura. Uma coisa é consequência da outra.

O ectoplasma está intimamente ligado à mente do médium, daí a necessidade dele purificar seus pensamentos, manter seu corpo livre de toxinas, seja das produzidas pelas carnes vermelhas, seja as que emanam do álcool.

Segundo o pesquisador italiano Ernesto Bozzano, em seu livro ‘Pensamento e Verdade’, é a esse mesmo fluído ectoplasmático que se referem certos alquimistas do século XVII, denominando-o de formas diversas, como, por exemplo, Mysterium Magnum (por Paracelso) e Matéria Prima (por Tomas Vaogan).

A verdadeira cura que acontece com o ser é aquela que se processa a nível do espírito, muitas vezes pensamos e agimos como se o corpo material fosse o causador das doenças, sem darmos a importância ao espírito, ou ao equilíbrio espiritual, por isso, nos comportamos muitas vezes de forma inadequada, adquirindo enfermidades através da cólera e pensamentos inadequados, hábitos alimentares prejudiciais ao espirito, consequentemente, ao corpo biológico.

Segundo o livro “Nos Domínios da Mediunidade”, de Chico Xavier, “o ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é o recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos. É um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!