Entenda os Sonhos Lúcidos

O termo “sonho lúcido foi criado o século XIX pelo investigador francês Marie-Jean-Léon-Lecoq. Na década de 60, do século XX, o termo foi popularizado pela britânica Célia Green, escritora e investigadora de assuntos de filosofia e psicologia. Anos depois, em 75, a parapsicologista Keith Hearne apresentou as primeiras provas científicas da existência deste tio de sonhos, em ambiente de laboratório.

O verdadeiro boom da área surigu apenas com o Dr. Stephen LaBerge, famoso pelas suas experiências e publicações dos seus achados. Na altura, muitos cientistas eram da opinião que os sonhos lúcidos eram uma mera ilusão: as pessoas apenas sonhavam que estavam conscientes, não o estando na verdade. Não convencido, LaBerge dedicou-se a experimentar cientificamente o tema. Sabendo por experiência própria que o sonhador lúcido pode intencionamente olhar em qualquer direção, LaBerge combinou com uma série de voluntários um sinal pré-determinado que eles deveriam fazer com os olhos assim que ficassem lúcidos num sonho. Recorrendo a eletroencefalogramas (permitem que as correntes elétricas que ocorrem no cérebro sejam registrados), e o sistema de medida de movimentos oculares, LaBerge conseguiu provar cientificamente a exitencia deste tipo especial de sonhos.

Sonho lúcido se refere à percepção consciente da pessoa que está em estado de sonho e em alguns casos, o indivíduo consegue manipular o conteúdo, ambiente ou ações durante este sonho, resultando em uma experiência cuja a recordação é bem clara e nítida (lúcida). Os sonhos são oriundos de uma atividade fisiológica comum, que é o simplesmente dormir.

Os primeiros relatos escritos da prática dos sonhos lúcidos surgiram por volta de 1000 a.C. nos textos hindus, se espalhando pelo Tibete e mais tarde se enraizando na filosofia da Grécia e nas crenças islâmicas. Embora apenas recentemente reconhecido pela psicologia moderna, o sonho lúcido tenha sido reverenciado por culturas e religiões antigas por milhares de anos. 

O sonho é uma manifestação do subconsciente. Em nossos sonhos, podemos acessar camadas profundas da nossa mente algo que não conseguimos acessar acordados.

Há indivíduos que exploram intencionalmente as possibilidades dos sonhos lúcidos e são chamados de ‘onironautas’ (do grego, exploradores de sonhos), onde ainda é objeto de estudo para psicólogos, místicos, ocultistas e estudiosos da ciência.

Isto, por sua vez, nos permite evoluir, aumentar a consciência sobre nós mesmos e adquirir um nível de autoconhecimento muito importante para nossa evolução.

Qual a diferença entre Sonho Lúcido e Projeção Astral?

Os sonhos são experiências mais nítidas, possuem clareza, e lucidez, porém são confusos e seu conteúdo fantástico denuncia que se trata de uma produção onírica. Nos sonhos lúcidos consegue-se comandar o rumo do subconsciente; enquanto que o desdobramento não, além do que, a projeção astral possui sempre uma lógica e coerência na sequência dos acontecimentos.

Os sonhos, em geral, podem ser de três tipos: não-lúcidos, semi-lúcidos ou lúcidos. Um sonho não-lúcido é o sonho sem sentido, sem conexão entre as ideias e onde acontecem coisas “extraordinárias” e impossíveis sobre as quais não temos o menor controle.

Um sonho semi-lúcido é aquela experiência confusa, que em algum momento pensa-se “estou sonhando” ou “quero acordar”.

Já o sonho lúcido permite refletir sobre como proceder para resolver problemas do dia a dia, planejar como agir e obter os resultados desejados. Com isso, torna-se uma ferramenta indispensável para fazermos a escolha certa para a resolução dos problemas que enfrentamos.

Estudos estão sendo realizados para a obtenção de fins terapêuticos pois vários relatos mostram que a indução do sonho lúcido tem importante aplicação clínica para indivíduos que sofrem, por exemplo, com pesadelos recorrentes provenientes da depressão grave e stress pós-traumático.

As pessoas que nunca tiveram um sonho lúcido podem se beneficiar deste sonho pois é uma habilidade que pode ser aprendida segundo alguns pesquisadores.

Explorar os níveis mais complexos do seu subconsciente é uma das melhores maneiras de evoluir. Ter sonhos lúcidos significa despertar para uma vida mais consciente, livre, positiva e realizada.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Mas enfim, você deve estar perguntando: para que serve os sonhos lúcidos? Há algum benefício nisso tudo? Os sonhos lúcidos nos permitem abrir uma porta do conhecimento. Abaixo cito alguns de seus vários benefícios:

  • Autoconhecimento;
  • Aumentar a criatividade e entrar em contato com a criança interior;
  • Eliminar medos, traumas ou paradigmas do subconsciente;
  • Diminuição do estresse diário;
  • Melhora de humor e melhora na qualidade de vida;
  • Facilitar a resolver problemas do cotidiano, enfrentar pesadelos, tratar fobias;
  • Refinar habilidades motoras e até ajudar na reabilitação de traumas físicos;
  • Ter novas experiências e adquirir conhecimento;
  • Podem amenizar bloqueios como timidez, ansiedade, irritação e até mesmo estados depressivos;
  • Defrontar os seus medos;
  • Praticar habilidades específicas: Evoluir práticas e habilidades da vida real.

TÉCNICAS PARA SE TER UM SONHO LÚCIDO

Há diversas técnicas que podem favorecer você a chegar a ter um sonho lúcido. As técnicas vão desde você anotar diariamente seus sonhos ao acordar, a conversar com seu próprio subconsciente. Veja as técnicas citadas abaixo:

  1. Crie um hábito de anotar cada sonho que tiver logo após acordar, para que não esqueça. Assim está dizendo ao seu subconsciente que se importa com o conteúdo de seus sonhos e que por ventura, serão cada vez mais conscientes;
  2. Antes de adormecer, converse com seu subconsciente e diga que deseja ter consciência de seu sonho. Repita até adormecer;
  3. Segundo estudos realizados em 2006, há uma correlação da ingestão da vitamina B6, consumidos diariamente, com o fato de se ter um sonho lúcido. Resultado de um estudo de caso foi que os participantes que ingeririam 250g da substância tiveram sonhos mais vivos e histórias emocionantes. A vitamina pode ser obtido por meio do consumo de alimentos como batata, banana, arroz integral, alho, gema de ovo, abacate, limão, leite, aveia e pães integrais. Vale lembrar que a quantidade diária recomendada pela OMS é de 100mg e a ingestão excessiva e contínua da vitamina B6 — acima do recomendado — pode levar a dormência e perda da sensibilidade nas extremidades. Consulte um médico antes de adicionar ao seu regime diário.
  4. Utilização de ervas, para algumas pessoas proporcionam experiências e sensações adicionais, além de tornar as noites de sono mais relaxantes e restauradoras. Lembrando que, em hipótese alguma, você deverá fazer o uso indiscriminado das ervas, como por exemplo, misturando 2 ou mais em um único chá ou quando se possui riscos como reações alérgicas, intolerâncias ou interações com outros medicamentos. São elas: Ginkgo Biloba (atua sobre a memória e aumenta as funções cerebrais), Raiz de Valeriana, Sinicuichi (Heimia Salicifolia), Artemísia (Erva de São João), Bardana, Silene Capensis (Raiz dos Sonhos Africana), Verbascum, Hortelã-Pimenta, Raiz de Aspargo Selvagem, Calea Zacatechichi (Erva do Sonho).
  5. Escritor do livro: ‘Lucid Dreaming: Gateway to the Inner Self‘, Robert Waggoner, em 1975 descreve a técnica REME desenvolvida por ele, a qual consiste em 4 passos para “fixar” um sonho lúcido a partir do momento em que você conhece despertar dentro dele. Reduza suas emoções, Eleve sua consciência, Mantenha o foco, Estabeleça um objetivo.
  6. O suíço Jean Rausis desenvolveu uma técnica que leva seu sobrenome, técnica RAUSIS, e que promete resultados rápidos e fáceis para ingressar no mundo dos sonhos. Deixe dois alarmes para despertar em horários diferentes. Pegue o primeiro despertador e defina o alarme exatamente três minutos antes do próximo despertador. Ao soar o primeiro, acorde e durma novamente. Assim que você voltar a dormir, dentro de 3 minutos o próximo alarme irá tocar, deixe-o tocar e o som deverá aparecer em seus sonhos. Agora você está em um estado hipnagógico, e finalmente pode ter sonhos lúcidos. *Utilize-se de despertadores que parem automaticamente após 30 ou 60 segundos de soar, para que não seja despertado com o alarme. *Não utilize alarmes com sons extremamente estridentes.

Realize o treino/exercício de preferência em um dia que você não tem hora para acordar e tem tempo suficiente para realizar o teste.

Diversos estudos dizem possuir ‘n’ benefícios, mas o que frisamos aqui e consideramos primordial é o Autoconhecimento. Trabalhar habilidades e percepção extrassensorial que são comuns a qualquer ser humano, porém não são dadas a devida atenção e muitas vezes são ‘esquecidas’. Podem ser vista, por muitos, como algo ‘estranho’ à realidade, porém é algo normal, onde todas essas habilidades podem ser trabalhadas, estudadas e evoluídas conscientemente. Tudo isso é um passo para evolução de nosso ser e onde evoluir é necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!