Mediunidade ou Canalização

Médium, em latim, significa “Aquele está no meio” ou “Intermediário”. São popularmente conhecidos como pessoas que possuem ‘dons’ que servem como um canal de comunicação para intermediar ou decodificar mensagens de seres desencarnados. Mas segundo Alan Kardec, em 1861, no Livro dos Médiuns, é uma faculdade humana, normal e orgânica. Diz-se que todos temos dons mediúnicos, alguns mais apurados e desenvolvidos que outros.

Considerado como ‘sexto sentido’ ou ‘paranormalidade’, outras doutrinas utilizam termos como clarividente, intuição, sensitividade. A pessoa se autopolicia e se torna mais equilibrada com referência a emanação de sua energia.

A mediunidade ou canalização é um fato divino e universal, capaz de produzir um fenômeno de atração magnética, e assim como um ímã, consegue captar o campo áurico de um ser que não encontra-se no plano físico. O médium é uma ponte e experimentam fenômenos que desafiam até a ciência.

Acredita-se que algumas psicopatologias: ‘doenças psíquicas ou mentais’, transtorno bipolar, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), esquizofrenia, alzheimeir, parkinson, dentre outras; possuem a fundo uma mediunidade aflorada, porém, não controlada ou trabalhada.

Há algumas distinções entre alguns tipos de Mediunidade:

  • Psicofonia (ouvir e reproduzir o que dizem);
  • Psicografia (receptores de mensagem através da escrita);
  • Psicopictografia (que se utiliza como instrumento para produzir obras artísticas, como a pintura);
  • Vidência (capaz de enxergar os desencarnados);
  • Curativas (capaz de realizar curas de doenças e/ou cirurgias pela imposição das mãos).

A mediunidade podem ser ‘trabalhadas’ em cada indivíduo, conforme sua evolução espiritual. Pode-se ‘aflorar’, conforme se tenha controle emocional, assiduidade, doutrinas e estudos, e diversos outros fatores com o intuito de auxiliar os seres que não estiverem em um ‘bom’ estado de consciência.

O autoconhecimento é primordial para que se conheça o seu verdadeiro Ser. Fatores que por muitas vezes ainda não foram devidamente comprovados pela Ciência e que podem ser desenvolvidos mediante conscientização.
A prática da meditação pode ser um dos meios para que a canalização ocorra. É importante o autodesenvolvimento para que nosso planeta vibre em uma sintonia mais alta. Mas para que isso ocorra, cada um necessita fazer sua parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!