O Caminho do AUTOCONHECIMENTO

O ser humano tem um poder incomensurável e consegue acessar esse potencial quando mergulha para dentro de si em busca da sua essência. Quando nos observamos internamente, como agimos e reagimos, começamos a entender alguns padrões de sofrimentos que nos levam a ter certas atitudes, agindo com mais sabedoria e curando algumas de nossas condições. Quando falamos sobre Autoconhecimento, estamos falando sobre reconhecer a origem de nossa personalidade, a origem dos pensamentos e emoções, e a origem das crenças que produzem esses comportamentos e bloqueios.

O Autoconhecimento é a capacidade de compreender nosso mundo interior, pensamentos, emoções, desejos, medos, crenças, frustrações e compreender nossa verdadeira natureza e origem.

Isso nos ajuda a melhorar nosso relacionamento conosco e com o Mundo. Durante esta jornada, expandimos nossa consciência e criamos muitas oportunidades para encontrarmos nosso propósito na vida, que certamente nos levarão à verdadeira felicidade.

Existem ‘n’ formas de se trabalhar o Autoconhecimento, e todos eles é inevitável se trabalhar com autocontrole de ações, pensamentos e sentimentos.

Vai desde perdoar pessoas, coisas e fatos e até mesmo nos perdoar e saber que todo esse aprendizado faz parte de nosso processo evolutivo. Nada é por acaso, somos co-criadores naturais, atraimos situações e fatos a todo instante. Perdoe e solte. Não entre em ciclos contínuos de pensamentos, fazendo-se isso, baixa-se a frequência e você se permite ficar suscetíveis a vibrações mais densas.

Trabalhar o Autoconhecimento é assumir a responsabilidade pela sua vida, e não ficar resmungando ou culpando terceiros. Colocando-se na posição de vítima acaba com seu poder de ação diante dos fatos. Faça coisas imprevistas e tenha experiências diversas, sem deixar os medos, tabus e preconceitos te bloquearem, isso fará você crescer muito.

Quebre paradigmas, reconheça o que te faz bem, descubra coisas novas, saia da zona de conforto, se desafie todos os dias.

Trabalhar com percepção das experiências que tiver no momento, sentir-se grato por todas as coisas, pessoas e fatos; ficar em silêncio, prestar atenção em seu ritmo e respiração; meditar em seus pensamentos, vibrar alto. Reconhecer que o outro faz parte de você. É se amar e reconhecer seu potencial. É agir, é focar, é batalhar para que a evolução aconteça.

Podemos aprender muito com a experiência dos outros.

Trabalhar o autoconhecimento é um procedimento milenar e que em muitos momentos na história foi decisivo em tomadas de decisões, em criações e descobertas, podemos dizer que é um diferencial que separa os homens e mulheres que marcaram a história e deixaram um legado para a humanidade. Independente de como você escolha se trabalhar, faça! Porque, enquanto não olhar para si mesmo, você continuará refém de crenças que não são suas. Continuará acreditando ser menos capaz do que é de verdade. Por isso, continuará criando barreiras para si e para seu desenvolvimento. Chega de viver comprometido com crenças ultrapassadas, inconscientes e negativas.

A palavra “meditação” vem do latim, meditare, que significa ‘ir para o centro’, ‘desconectar-se do mundo exterior e voltar-se para dentro de si’. A meditação em Sânscrito é Dhyāna, que significa “pensar ou refletir” é quando se mantém a consciência na atenção sem alterar ou oscilar a concentração.

Procure o conhecimento através de livros que agregam, de alto valor e conteúdo, através de livro de estudos procure estudar e ter maiores conhecimentos a respeito de como trabalhar suas raízes e procure evoluir sempre. Tenha paciência em seu processo, tudo funciona em fluxos, não tenha pressa. E divirta-se nesse processo, pois somente com o Autoconhecimento é que te levará certamente para a evolução do ser.

Abra-se, permita-se e seja feliz.

O termo Autoconhecimento em inglês, “self-knowledge”, “self” além de significar “eu”, também se refere ao conceito de ”algo que se faz sozinho”. Sócrates viveu em Atenas, no século V a.C. Sua vida e suas reflexões ficaram conhecidas através de um de seus discípulos: Platão. Sócrates expressou uma ideia específica sobre o autoconhecimento: “Conhece-te a ti mesmo”. Trata-se de uma proposta, um desafio. Se queremos estar bem conosco temos a necessidade de fazer uma análise interior profunda.

O Autoconhecimento não se baseia em um ato egóico, a fim de fechar a pessoa em um ciclo, e sim, é o conhecimento da realidade que permeia o indivíduo e todo o Universo, é o que exatamente tira a pessoa da sua individualidade egoísta e reestabelece os papéis sociais de forma adequada e a harmoniosa com o todo. Apesar do processo de conhecimento ocorrer através do mental de cada um, a real verdade do indivíduo e do universo é uma só.

Em concordância com estudos, estamos em um emaranhado quântico, tudo está conectado, entendendo a si, entenderá o outro e todo o restante a sua volta. Entenda que somos vibrações e energia em padrões e níveis diferentes.

Autoconheça-se e saiba se empoderar. Saiba transcender seu potencial latente, dominar seus instintos, aumentar seu nível. Saiba que a realidade esta muito além do que nossos olhos físicos podem ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!