1ª LEI HERMÉTICA - LEI DO MENTALISMO - "O TODO É MENTE, O UNIVERSO É MENTAL.
O Princípio do Mentalismo é a primeira das 7 Leis Universais de Hermes Trismegistus. O Princípio do Mentalismo, que enuncia que a "matéria emana da mente", habilita o indivíduo a compreender prontamente todas as leis do Universo Mental e a aplicá-las para a sua própria felicidade e o seu avanço pessoal. O Mentalismo propõe que o indivíduo pode ser levado a conhecer a verdadeira natureza da sua própria Força Criadora, que é inconsciente. Basicamente a ideia de que tudo que está a nossa volta e a nossa própria existência, existe a partir de nós e não do mundo exterior. De acordo com este princípio, o Universo é uma criação mental do Todo, existindo em nossa mente.
De acordo com o Mentalismo Hermético, toda a Energia e a Matéria que compõe o ambiente surgem através da mente do indivíduo (ente), sendo que as mesmas são subordinadas ao Domínio da Mente do Ente. O Ambiente seria o "ambíguo do ente", ou o espelho desse ente, e seria criado ao ser emanado do mesmo, ou da sua mente. Equivale a dizer, assim como a Tradição, que a "Realidade Material é uma ilusão".
A alquimia mental, se refere ao ato de mudar e transformar os próprios estados e condições mentais, assim como influenciar os dos outros. Este processo pode alterar nossos pensamentos e crenças, expandindo a mente e mudando nossas vidas.
Ao fazer isso, é possível ter resultados instantâneos e benéficos em sua vida atual, fornecendo recursos para navegar com mais eficiência. Pode ser um desafio mudar suas crenças, mas é um processo que vale a pena.
Toda a realidade externa é baseada em ideias e conceitos. Na vertente da física quântica, o mentalismo significa que o mundo físico se reduz a padrões e conexões potenciais entre concentrações de matéria e energia, que podem ou não se formar – dependendo da introdução da consciência. A Lei do mentalismo coloca a consciência sobre a matéria e a energia. O princípio mental se aplica a todos os planos, pois todos são mantidos na mente do TODO.
Nós vivemos e nos movemos dentro da natureza mental do universo. Sendo então a natureza do universo mental, a mente está na origem de todas as coisas.
Tudo que existe manifestado faz parte da criação mental do Todo, que é a essência de todas as manifestações e aparências que podemos conhecer, além do plano material, de nossos sentidos, dos fenômenos naturais, dos diferentes campos de energia e tudo mais que possa existir no Universo.
O "Todo" engloba tanto aquilo que compreendemos e vemos como o que não compreendemos ou não vemos.
Aquele que estuda este princípio universal pode também aplicá-lo para dominar a sua própria realidade. O poder da mente age como uma "chave-mestra" que pode, portanto, "abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento" de modo que se alcance a illuminação, o domínio de si mesmo e consequentemente a felicidade.