Os segredos da sobrevivência: Como os Navy Seals superam a prova de afogamento e como isso pode ajudar você na vida

Imagine que você está amarrado, com as mãos atadas nas costas e os pés amarrados, jogado em uma piscina de quase três metros de profundidade. Sua missão é sobreviver por cinco minutos. O que você faria? Essa é a prova de afogamento do treinamento dos Navy Seals. Parece impossível, mas existe uma técnica para passar nessa prova. O primeiro erro seria usar todo o seu esforço para tentar flutuar. Por incrível que pareça, quanto mais você se esforça, mais você afunda, aumentando as chances de ficar inconsciente e não passar na prova. O segundo erro é entrar em pânico e deixar que as emoções tomem conta. A chave para passar nessa prova é permitir-se afundar. Então, você afunda e no fundo da piscina, você se impulsiona para cima com o esforço certo. Não mais, nem menos. Chega à superfície, inspira e vai soltando o ar lentamente, afundando de novo. Interessante é que para essa atividade em particular, você não precisa ser super forte, ter o melhor condicionamento do mundo, nem segurar a respiração por cinco minutos. Basta entrar no fluxo da atividade e usar o esforço certo. Essa história pode ser relacionada com as atividades e negócios da vida comum, onde é preciso usar o esforço certo na medida certa e substituir o pânico por estratégia.

Imagine que você está em uma guerra contra a balança e o seu objetivo é emagrecer. Você já tentou de tudo, desde se matar na academia, passando horas e horas suando, até se submeter a regimes malucos e restrições alimentares sem sentido. Mas mesmo assim, os resultados não aparecem. Parece que está tudo perdido, certo? Errado! A chave para o sucesso na sua luta contra o peso não está em se matar na academia, mas sim na estratégia. Imagine se, em vez de se esforçar ao máximo por 3 ou 4 horas por dia, você distribuísse esse esforço ao longo da semana, com exercícios regulares e uma alimentação saudável. Aos poucos, você verá que os resultados aparecem e você alcança seu objetivo de emagrecer sem se matar. Isso é o que chamamos de "esforço certo na medida certa" e é exatamente o que você precisa para vencer a sua batalha contra a balança. Então, se você está cansado de se matar na academia e não obtendo resultados, experimente mudar sua estratégia e veja a diferença.

A verdade é que o esforço certo é aquele que você distribui de forma estratégica, sempre buscando o equilíbrio. A estratégia é distribuir esse esforço em vários dias com frequência. Assim, você evita o cansaço e o desgaste excessivo, e ainda consegue alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e duradoura. E então, será que você está fazendo o esforço certo para alcançar seus objetivos? Lembre-se: é preciso equilíbrio para alcançar sucesso.

Segundo Lao-Tsé o homem deve “agir sem intenção preconcebida, sem alvos prefixados, agir segundo aquilo que somos de acordo com a natureza”.

Frases do "Livro do Caminho e da Virtude"

"Ser profundamente amado por alguém nos dá força, amar alguém profundamente nos dá coragem."

"Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder."

"A alma não tem segredo que o comportamento não revele."

"É fácil apagar as pegadas, difícil, porém, é caminhar sem pisar no chão."

"O motivo pelo qual não é fácil para as pessoas viverem em paz, está no fato de saberem demais."

"Quando renunciamos a saber, nos desembaraçamos de nossas inquietações."

"Wei-wu-wei" é uma expressão chinesa que pode ser traduzida como "ação não-ação" ou "não-agir". É um conceito central no taoismo, uma filosofia chinesa criada por Lao Tzu. O conceito de wei-wu-wei sugere que, para alcançar a harmonia e a paz interior, é melhor seguir o fluxo natural das coisas e não se esforçar excessivamente para controlar ou mudar o mundo ao nosso redor. Em vez disso, devemos permitir que as coisas aconteçam naturalmente e simplesmente agir de acordo com as necessidades do momento. Não forçar as coisas, entrar em sintonia com as coisas, entrar no fluxo das coisas sem forçar.

Descansar e mudar de raciocínio é uma coisa a se pensar e que muitas vezes as dificuldades, elas são mentais, elas são psicológicas. A essência da filosofia de Lao Tzu é a difícil arte de deixar de obstruir o próprio caminho, de aprender a agir sem forçar conclusões, de viver em harmonia com os processos da natureza.

Nao existe uma receita de bolo para a vida, mas algo que a gente pode fazer é tentar identificar o esforço certo, a estratégia certa para uma dada coisa que você quer fazer na vida pra sempre tirar essa ideia de que o maior esforço vai te fazer chegar lá, ou mesmo a melhor estratégia, então, precisa ser a união dos dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!