Os 7 Princípios Herméticos

Os Sete Princípios Herméticos do Universo, também chamados de Leis Herméticas. Originado da figura de Hermes Trismegisto (o ‘Três Vezes Grande’), tanto de ordem filosófica, como para os que buscam a essência de todas as religiões, como a descrição de procedimentos ligados à Alquimia. Ligado também aos estudos da Astrologia, estão espalhados em diversas obras que tratam da busca pela grande Verdade, aquilo que une todas as religiões. É nelas que reside o maior impacto de Hermes para a humanidade, já que muitas religiões antigas ou atuais, orientais ou ocidentais, beberam de sua fonte. Desde a religião muçulmana até a cristã, passando pela astrologia e filósofos importantes como Sócrates e Platão.

1 – O Princípio do MENTALISMO: “O Todo é Mente; o Universo é mental.” Refere-se ao poder da mente: tudo o que pensamos e o que está a nossa volta é fruto do Mental. O universo é um campo de energia mental em dimensões particulares.

2 – O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.” Nesta segunda lei, refletido na analogia da Bíblia: “Deus cria os homens à sua imagem e semelhança”. Para compreendermos tudo aquilo que nos cerca, temos que olhar para a sua correspondência e padrões. São como reflexos que são transmitidos. O mesmo se entende quando se diz que: ‘O outro é reflexo do que você tem dentro de si’.

3 – O Princípio da VIBRAÇÃO: “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.” Amplamente aceita pela ciência moderna e trata do movimento inerente ao Universo. Tudo é Energia viva. Por meio das vibrações, podemos estar mais próximos do caos ou da harmonia, e isso pode ser controlado. Nas frequências mais altas estão aquilo que não é visto; nas frequências mais baixas estão as vibrações da matéria.

4 – O Princípio da POLARIDADE: Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis.” Entende-se nesse princípio que vivemos em um mundo polarizado, onde tudo tem dualidade.

Assim como ‘ying-yang’: o quente e o frio, o claro e o escuro, esquerda e direita, bem e mal… As dualidades são duas faces da mesma moeda – em graus diferentes. O escuro não é nada além da luz ausente; a saúde é ausência de doença. A dualidade representa também a unidade.

5 – O Princípio do RITMO: Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação.

Como uma dinâmica de ciclos. Tudo o que vai, volta, e vivemos em uma vibração eterna de atração e repulsão, de inspiração e expiração. Por meio da Neutralização, é possível conquistar maior estabilidade dos ritmos.

6 – O Princípio de CAUSA E EFEITO: Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.” Nada é por acaso, toda ação tem uma reação. É possível dominar os princípios desta lei observando o agente causador, para assim sermos mestres de nós mesmos.

7 – O Princípio de GÊNERO: O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação.” Entendemos que o gênero não está apenas naquilo que se reproduz fisicamente, mas também está em planos mentais, naturais e espirituais.

Apesar do nome ‘hermético’, para alguns já não são mais um segredo. Mas entendê-las e aprender seus ensinamentos são muito mais profundos e dominá-las é um desafio.

Os escritos herméticos são uma coleção de obras grego e egípcio, e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, as quais são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegisto, que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth.

Estes princípios se baseiam no Livro “O Caibalion”, seria um derivado grego da mesma raiz da palavra Cabala, que em hebraico significa “recepção”.

Aprendizados mestres do ocultismo, maçonaria e gnóstica, essas Leis não param por aí. Abrangem sub-leis, mais complexas e profundas, sendo uma das mais conhecidas: a Lei da Atração.

O livro “O Caibalion” pode ser adquirido em nossa livraria, no site: www.cienciadoautoconhecimento.com.br/livros, ou através do botão abaixo:

O Caibalion

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!