RITMO – 5ª LEI HERMÉTICA

O 5° grande Princípio Hermético – o Príncipio de Ritmo – encerrar verdade que em tudo se manifesta num movimento proporcional, um movimento de um lugar para o outro. O princípio se manifesta na criação e destruição dos mundos, na elevação e quedas das Nações, na vida histórica de todas as coisas e finalmente os estados mentais do homem. As marés são influenciadas pela força gravitacional da Lua – que por sua vez é influenciada pelo ciclo da Terra, que gira em torno do Sol. Sendo assim, nós também estamos sujeitos a seguir o fluxo de forças que nos cercam. O todo está sempre em busca de equilíbrio e seu movimento pendular reflete essa busca pela compensação.

O ritmo é a lei que rege todos estes ciclos, que podem ser vistos também em comportamentos da sociedade.

Essa lei ajuda explica também algo que gera muitos equívocos. Energia positiva e negativa são apenas graus. Costuma-se associar positivo com bom e negativo com ruim, mas não é bem assim. Positivo e negativo são graus da mesma escala, polos energéticos que se equilibram.

Os Hermetistas compreenderam este Princípio, reconhecendo a sua aplicação universal, e descobriram também certos meios de dominar os seus efeitos no próprio ente com o emprego da Lei da Neutralização e da Transmutação.

Eles não podem anular o princípio ou impedir as suas operações, mas aprenderam como se escapa dos seus efeitos na própria pessoa, até um certo grau que depende do domínio deste princípio. Aprenderam como empregá−lo, em vez de serem empregados por ele. Em outras palavras, a vibração do pêndulo se realiza no plano inconsciente e a consciência não é afetada. A isso ele chama de Lei de Neutralização. A suas operações consistem na elevação das vibrações acima do plano inconsciente da atividade mental, de acordo com a vibração negativa do pêndulo, não é manifestada na consciência e por essa razão eles não são afetados. O pêndulo sempre se move, porém nós podemos escapar de sermos levados por ele.

Todos os indivíduos que atingiram qualquer grau de Domínio próprio executam isto até um certo grau, mais ou menos inconscientemente, mas o Mestre o faz conscientemente e com o uso da sua Vontade, atingindo um grau de Equilíbrio e Firmeza mental quase impossível de ser acreditado pelas massas populares que vão para diante e para trás como um pêndulo. Este Princípio e o da Polaridade foram estudados secretamente pelos Hermetistas, e os métodos de impedi−los, neutralizá−los e empregá−los formam uma parte importante da Alquimia Mental do Hermetismo.”

Essa lei também esta relacionada a padrões/situações que se repetem em nossas vidas.

A Lei hermética do ritmo trabalha pela manutenção do equilíbrio na medida em que tudo deve ser compensado e `ritmado` dentro de uma ordem. Tudo está em constante movimento e transformação.

Todas as pessoas que atingiram todos os graus do domínio próprio realizam isso mais ou menos inconscientemente e recusando deixar as suas condições e o seus estados mentais negativos dominar alas aplicando a lei da neutralização.

Os mestres do hermetismo sabem como se elevar acima das partes negativas de um ciclo e nunca permitem que as mesmas penetrem em sua consciência. A chave para dominar essa lei está na busca do equilíbrio. Nunca permita que suas emoções oscilem muito, nem para cima nem para baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!