Taoísmo é uma filosofia milenar que prega que o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, sem força bruta ou racional, com leveza e suavidade, pois faz parte dela. Acredita-se que quando se toma a natureza do curso da vida, se atinge o 'Tao'.

Tradição filosófica e religiosa que enfatiza a vida em harmonia com o "Tao", que significa "caminho", "via" ou "princípio". O termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. Tem origem com as antigas crenças panteísticas e crenças xamânicas chinesas.

Um dos símbolos do Taoísmo é o famoso Ying-Yang, que representa o equilíbrio e a complementação de forças naturais opostas em perfeita harmonia.

O incenso é um elemento constate nos rituais taoístas. Entre as práticas taoistas destacam-se: meditação, prática do feng shui, leitura dos textos sagrados, e leitura da sorte ou adivinhação.

O Taoísmo é considerado uma filosofia de vida. Entre os ensinamentos que envolvem o taoismo estão: o desapego de bens materiais; contemplação da natureza tomando como base para as atitudes e pensamento; relaxamento, suavidade e flexibilidade no lugar da força e rigidez; dar sem esperar receber nada em troca; não violência; simplicidade para chegar próximo da perfeição e pureza.

Do tao brota a origem da existência, o “um”, este vem das relação das forças complementares, yin e yang, que se expressa nas três forças do universo e essas três forças surge tudo que há no cosmo.

A técnica prega que a perspectiva correta somente pode ser encontrada pela atividade mental da pessoa, chegando a uma fonte mais profunda que a guie para interação com o Universo. Muito da essência do tao está na arte do wu wei ("agir pelo não agir") que não significando esperar sentado e sim, confiando na nossa natureza em vez de na nossa racionalidade. Pelo estudo da natureza da vida, você pode influenciar o mundo do modo mais fácil e menos disruptivo (usando a sutileza em vez da força).

Lao-Tzu ou Lao-Tsé foi um filósofo e escritor da Antiga China, pai e fundador do Taoísmo filosófico, nascido entre os séculos XIV e IV a.C. Lao-Tsé, que significa “velho mestre”, foi contemporâneo de Confúcio e responsável pela produção do Tao Te Ching, livro base do Taoismo, composta por 81 poemas.

Tao significa “caminho” e é simbolizado pelo ideograma Tao (um círculo com duas metades iguais). É considerado o princípio primordial do Taoismo representando 'aquilo que virá', a 'mutação' e o 'vazio'. É também uma representação do 'infinito', do transcendente' e aponta para uma vida regida pelos elementos yin e yang, forças estas complementares e indissociáveis.

1 thought on “Taoísmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!